Professores tomam posse em cargos efetivos
Um grupo de sessenta professores tomou posse no quadro efetivo do estado e vai atuar na abrangência da secretaria de Desenvolvimento Regional em Brusque. A cerimônia aconteceu na tarde desta segunda-feira (4), na sede da secretaria. Os educadores já começam a trabalhar nesta terça-feira (5).
Ao todo, eles vão integrar as 30 escolas que fazem parte dos oito municípios da regional. A distribuição será feita pela gerência regional de educação, com base nas necessidades de cada unidade.
Número que ainda está longe do ideal, afirma o gerente da pasta, Moacir Merizio. "Bom seria se fossem 1,5 mil efetivos. Não é o suficiente. O efetivo nunca é suficiente. Tem professores que são substituídos por questões de saúde, ou estão em licença-prêmio. Temos várias vagas e deve ocorrer uma segunda chamada", frisou ele.
O secretário regional Jones Bósio disse que a medida de convocar os selecionados por meio de concurso vai de encontro a um planejamento feito pelo governo para diminuir o número de ACTs. "Desde 2004 não havia uma chamada para o quadro de professores. Já está se programando para os próximos anos um novo concurso. Não que o ACT não seja necessário, mas o governador pediu que diminuíssemos em cada colégio o número de para podermos também contingenciar gastos", destacou Bósio.